quarta-feira, 16 de março de 2016

EVITANDO A CHOCARRICE

Ouvimos muitos em dias atuais sobre bullying. A palavra bullying de origem inglesa significa "intimidação". O termo é uma derivação de bully que significa "valentão." Esse termo vem sendo utilizado de forma recente, para descrever humilhação que uma pessoa sofre de forma repetida e ostensiva de uma outra pessoa ou grupo.

Esse tipo de humilhação pode acontecer na escola, faculdade, ou ambiente de trabalho. No site sobre o significado de bullying no Brasil temos a seguinte descrição:

No Brasil, o bullying é traduzido como o ato de bulirtocarbatersocarzombar,tripudiarridicularizar, colocar apelidos humilhantes e etc. Essas são as práticas mais comuns do ato de praticar bullying. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, humilhar ou agredir fisicamente a vítima. (Fonte: significados.com.br).

Vamos agora a uma preciosa instrução da Palavra de Deus:
"nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes, antes, pelo contrário, ações de graças." Efésios capítulo 5 verso 4.
Paulo escrevendo aos Efésios, escreve que certas coisas comuns entre os que não tem Deus, deviam ser evitadas pelos servos de Deus.
Uma dessas coisas mencionadas pelo apóstolo Paulo, é chocarrice.
Veja a definição de chocarrice: Gracejo arrogante, presunçoso; zombaria ou desrespeito ( fonte: dicio.com.bre)
O que vemos aqui nada mais é, que a Bíblia condenando a zombaria, o desrespeito para com as pessoas. A Bíblia já há muito tempo condenava o chamado bullying, como uma obra das trevas.
Nós vemos que essa questão de sentir prazer em humilhar aos outros, tem haver com o desejo de ser poderoso, forte. Não é a toa que o sentido da palavra bullying tem haver com intimidação.
É uma intimidação que vem a fazer com que a pessoa ou o grupo, se sinta forte, por anular através da humilhação a alguma pessoa ou pessoas.
O termo bullying pode ser recente, mas isso é algo que ocorre ao longo dos séculos, pois é mais uma manifestação das trevas, de nossa natureza caída e corrompida.
Os pais devem ensinar seus filhos, que devemos sentir alegria em fazermos o bem e não o mal.
É melhor rir com as pessoas, do que rir delas. É melhor ser alguém que estende a mão, do que alguém que vive para denegrir o outro.
Aquele que se entrega ao prazer maligno de humilhar ao próximo, só revela sua condição miserável, pois querer ver os outros mal, para se sentir bem, só mostra o quão vazio é esse tipo de pessoa.
O apóstolo Paulo sabia que isso era comum entre pessoas que não tinham comunhão com Deus. E entre os cristãos isso não deveria existir.
Cuidado com certas brincadeiras, às vezes o que parece uma brincadeira, uma piada inocente, pode magoar profundamente uma pessoa, pois você não conhece o íntimo da pessoa, as marcas e feridas que carrega. Pode ser que uma palavra de zombaria, seja a gota que fará com que transborde o copo, e as consequências podem ser terríveis.
Existem pessoas que como se "especializam", em ser desagradáveis. Mas quem quer ser uma pessoa de Deus, tem que se despojar dessa maldade, e evitar essa obra das trevas.
Jesus Cristo enfrentou de forma brutal a humilhação. Foi injuriado, maltratado, rejeitado. Mesmo na cruz, pessoas que se diziam de Deus, zombavam Dele. Lemos:
"Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo:
Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és o Filho de Deus, e desce da cruz!
De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam:
Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele.
Confiou em Deus, pois venha livrá-lo agora, se de fato quer bem, porque disse: Sou Filho de Deus.
E os mesmos impropérios lhe diziam também os ladrões que haviam sido crucificados com ele." Evangelho de Mateus capítulo 27 verso 39 ao 44.
O que me chama a atenção nessa passagem, é a frieza das pessoas. Mesmo na cruz, sofrendo horrivelmente, Jesus não foi poupado da zombaria.
O que é mais triste, é ver pessoas que se diziam de Deus, como os principais sacerdotes, anciãos, escribas, todos unidos escarneciam de Jesus. Eles não demonstravam o mínimo de humanidade. Eram cruéis mesmo conhecendo a palavra de Deus.
Jesus venceu toda zombaria e humilhação. Não sei se você passa pela situação de bullying, mas se passar lhe aconselho, a não entrar em guerra com as pessoas que te atacam. Apenas tenha pena delas, e as despreze. Pois, as pessoas que nos veem como tapetes, devem ser deixadas de lado.
Entregue tudo a Deus, e nunca deixe de saber quem você é. Você é especial para Deus, você tem muito valor e capacidade. Não deixe que sentimentos negativos dominem seu coração. O mal que é usado como arma, no fim se voltará contra a própria pessoa.
Não procure ser igual a quem humilha, antes siga com Deus, siga com o Senhor Jesus Cristo, o caminho da edificação, e não o da dissolução.
Como é bom viver sendo luz e não trevas. Mesmo que a maioria esteja nas trevas, que você ande sempre na luz do Senhor Jesus, e garanto que teu futuro será de vida glorificada.
Vamos orar:
"Deus Pai querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo te agradeço. Obrigado Jesus, por me fazer andar em tua luz. Que o Senhor me perdoe pelas vezes em que magoei meu próximo, assim como perdoou quem me magoou. Sigo em tua luz, procurando fazer o bem, segundo tua palavra, e assim, viver na verdadeira paz que existe. A tua paz. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."















Nenhum comentário:

Postar um comentário