domingo, 13 de março de 2016

COMIDA ETERNA

No evangelho de João vemos o relato das pessoas desesperadas procurando pelo Senhor Jesus. Lemos:

"No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do mar notou que ali não havia senão um pequeno barco e que Jesus não embarcara nele com seus discípulos, tendo estes partido sós.
Entretanto, outros barquinhos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, tendo o Senhor dado graças.
Quando, pois, viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura.
E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, perguntaram-lhe: Mestre, quando chegaste aqui?" Evangelho de João capítulo 6 verso 22 a 25.

Vemos essa multidão buscando ansiosamente pelo Senhor Jesus. Depois de muito procurar o encontraram. Para nós, essa multidão procurando arduamente pelo Salvador seria alvo de elogios, não é mesmo? Só que Jesus conhece o profundo e escondido, e revela que o interesse dessa multidão era outro. Vejamos:

"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes." Evangelho de João capítulo 6 verso 26.

A palavra que Jesus traz é surpreendente. Jesus conhece o coração humano. Em vez de elogiar a multidão, ele revela suas verdadeiras intenções. Eles haviam contemplado o milagre da multiplicação dos pães, e agora, estavam atrás de Jesus, pois esperavam novamente serem alimentados fisicamente.

Pensavam em ouvir uma palavra de Jesus, e depois, receber pães e novamente se fartar.

A palavra de Jesus foi dura, mas com o objetivo amoroso de lhes ensinar uma profunda lição. Continuando o relato:

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com seu selo." Evangelho de João capítulo 6 verso 27.

Jesus revela que o foco deles estava errado. Eles tinham que trabalhar pela comida que permanece para a eternidade, à qual Jesus lhes daria. Mas eles estavam procurando somente pela comida que perece.

Assim também muitos hoje, estão correndo atrás de Jesus somente pela comida que perece. Não estão interessados na comida que subsiste para a vida eterna.

Hoje muitas igrejas chamam as pessoas dizendo: "O pobre vai ficar rico". "Vocês vão dobrar seu patrimônio". 

E, daí as pessoas correm diante dessa promessa, ou seja, não estão atrás de Jesus para ouvir a palavra da vida eterna, querem apenas aquilo que perece.

Jesus repreendeu aqueles que estavam correndo atrás dele, apenas porque queriam pão. Para estes a palavra da salvação era um detalhe, o que importava era o pão que eles esperavam que Jesus lhes desse após o sermão.

Jesus abençoa as nossas vidas em todas as áreas, mas é preciso entender, que o mais importante é a riqueza espiritual. Não adiante o pobre material ficar rico, e continuar pobre espiritualmente. 

O ponto é justamente aprender a dar mais valor ao reino de Deus do que as coisas dessa terra, e tudo o mais o Senhor irá nos prover.

Jesus tem muito mais a nos oferecer que bens perecíveis. Ele tem a vida eterna glorificada para nós. Continuemos a análise do texto do evangelho de João, lemos:

"Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus?
Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos?" Evangelho de João capítulo 6 verso 28 ao 30.

Repare como Jesus está expondo uma realidade que somente quem conhece o escondido por expor. Quando perguntado pelas pessoas, o que seria realizar a obra de Deus. Jesus diz que a obra de Deus é crer Nele. 

Quando Jesus diz isso, a resposta deles é surpreendente: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos?

Eles duramente respondem a Jesus, mostrando que os sinais que eles haviam visto Jesus fazer, para eles não era suficiente. Agora, aquela multidão que parecia tão piedosamente buscar a Jesus, se revela hostil ao Senhor, e de fato, comprovam que só estavam buscando a comida que perece.

Continuemos a leitura do relato:

"Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu." Evangelho de João capítulo 6 verso 31.

A multidão segue provocando a Jesus. E, quando eles falam do maná, é como que dizendo, que o que Jesus fez, ao multiplicar os pães, Moisés também tinha feito, com relação ao maná. Diante disso, Jesus responde:

"Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.
Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.
Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida, o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Porém, eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes." Evangelho de João capítulo 6 verso 32 ao 36.

Jesus esclarece que quem fez o milagre do maná, não foi Moisés, e sim Deus Pai. Assim como o maná era como pão caindo do céu, agora o pão do céu que dá vida ao mundo, é o Senhor Jesus. Eles pedem o pão e Jesus revela que o pão é ele.

Talvez eles não gostaram da resposta de Jesus. Mas Jesus vai além da fome física, Jesus vai na mais profunda necessidade humana, a fome e sede existencial. O desejo de encontrar rumo, paz, e algo maior que apenas suprir necessidades diárias. E Jesus Cristo, é esse pão e essa água, que sacia a nossa alma. E aquele que vai a Jesus buscando esse saciar, será saciado. E, Jesus revela a verdade oculta, que aquela multidão, de fato, não cria Nele.

A impressão que muitos poderiam ter, é que Jesus não estava interessado naquelas pessoas. Mas, Jesus esclarece que tinha um real interesse pelas pessoas, e que nunca iria lançá-las fora, vejamos:

"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim, e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." Evangelho de João capítulo 6 verso 37.

Jesus não irá lançar fora àqueles que vão a Ele. Justamente por isso, Jesus ensina àquelas pessoas, que elas precisavam crer em Jesus, para que pudessem entender, que a vida é mais que suprir necessidades diárias, que nós somos não somos seres somente materiais, mas somos seres também espirituais, e que precisamos do pão espiritual para viver, e, esse pão é Jesus Cristo. E Jesus é o alimento para toda a eternidade.

Infelizmente muitos lançam Jesus fora, nas horas de dor e aflição. Nas horas onde não encontram uma resposta. Não se esqueça que Jesus entende o que é sofrer, e justamente por isso, Ele tem o poder para te consolar. Lançar Jesus fora, é ficar preso ao sofrimento, estar com Jesus é ver o sofrimento ser subjugado pelo consolo e poder que emana do Espírito Santo para nós.

Não lance Jesus fora, pois toda lágrima seja enxugada, o fim não é o sofrimento, o fim é a glorificação.

Vamos ao final do texto:

"Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu, pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer te ha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." Evangelho de João capítulo 6 verso 38 ao 40.

Assim, terminamos essa reflexão. Não seja como aquela multidão, que corria atrás de Jesus, só pela comida perecível, mas não acreditava em Jesus como o enviado de Deus. Não lance Jesus fora.

Jesus sabe de todas nossas necessidades e sempre nessa terra, irá nos prover o necessário para nossa vida. Siga colocando o reino de Deus em primeiro lugar, ou seja, não abra mão da tua vida com Jesus, e você sempre será abençoado.

Ao errar, não se conforme com o erro, mas peça perdão e livramento, e viva para a vida. Pois, com Jesus vivemos para a vida eterna, sem Ele, as pessoas somente vivem para a pior morte que existe, a morte sem Deus, que levará a danação da alma.

"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Porque os gentios ( Nota: Nesse contexto gentios se refere aos que não tem fé em Deus) é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Evangelho de Mateus capítulo 6 verso 31 ao 33.

Não coloque o reino de Deus em último lugar em sua vida, pois a eternidade pode estar somente distante a algumas horas de você.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor Jesus eu creio em Ti. Sem Ti eu poderia ter tudo, e não teria a real paz, tudo seria apenas gastar tempo com coisas que só poderiam me dar o momento. Mas contigo, posso não ter tudo, mas tenho o maior tesouro, a vida eterna glorificada. Contigo posso dormir e acordar, sabendo que minha vida gira em torno de algo infinitamente maior que o momento. Obrigado Senhor Jesus por nunca ter me lançado fora. Obrigado pelo teu amor e perdão. Continue a me ensinar seus preciosos caminhos de vida eterna. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."





Nenhum comentário:

Postar um comentário