segunda-feira, 7 de março de 2016

HUMILHANDO-SE

A preciosa palavra de nosso Deus nos leva a entendermos que se faz necessário, o quebrantamento de nosso ego.

Se quisermos que Deus nos ouça, é preciso que você venha a ouvi-lo antes.

Lemos uma interessante passagem no livro de 2 Crônicas:

"Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, quando ouviste as suas ameaças contra este lugar e contra os seus moradores, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor." 2 Crônicas capítulo 34 verso 27.

O rei Josias levou a sério a palavra de Deus, e se humilhou diante de Deus, chorou perante o Senhor. O rei Josias agiu dessa maneira, porque deu ouvidos a preciosa palavra de Deus. Vendo que o povo estava distante do que Deus havia prescrito para eles. Sendo assim, o rei não fez pouco caso da palavra de Deus. Antes, ele a ouviu e buscou a misericórdia de Deus. 

Deus se agradou dessa atitude do rei Josias, e numa das mais belas passagens da Bíblia, temos o registro maravilhoso de Deus dizendo que também havia ouvido ouvido o rei Josias. Repare que Deus disse: Também te ouvi. Ou seja, se você ouve a Deus, e se humilha diante Dele, não zomba, não faz pouco caso, mas leva a sério, isso significa que você ouviu a Deus, e justamente por isso, o seu clamor também será ouvido.

Outro caso interessante, é do rei Acabe. O rei Acabe foi um rei mau, porém, numa ocasião em que foi advertido pelo profeta Elias, ele procura se humilhar, vejamos:

"Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo e jejuou; dormia em sacos e andava cabisbaixo.
Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tesbita, dizendo:
Não viste que Acabe se humilha perante mim? Portanto, visto que se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa." 1 Reis capítulo 21 verso 27 ao 29.

Mesmo Acabe tendo sido um mau rei, numa ocasião que ele se humilhou diante de Deus, até mesmo ele, alcançou da misericórdia de Deus.

Quem se humilha diante de Deus, é porque ouviu a Deus, e sendo assim, Deus também ouve o clamor do arrependido.

Quem segue sendo insensível, justificando sua vida sem Deus, este seguirá não sendo ouvido por Deus.

Quem se humilha perante Deus será exaltado por Ele.

"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte." 1 Pedro capítulo 5 verso 6.

Deus é humilde de coração, e, se Ele é humilde, porque nós, que nem sabemos o que será de nossa vida daqui a algumas horas, também não podemos ser?

O caminho da benção, da restauração, da vitória, vem através da humilhação do nosso ego, o colocando em sujeição a Deus.

"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." 2 Crônicas capítulo 7 verso 14.

Deus explicitamente diz que vai ouvir quando o povo se humilhar, e se arrepender dos seus maus caminhos. Deixar de seguir o caminho de nosso ego, para seguir a Deus, é humilhar nosso eu, e, a partir daí, Deus poderosamente vem ao encontro de nossas necessidades, suprindo-as em glória.

Jesus Cristo nosso Senhor deixou claro na parábola do fariseu e do publicano, que Deus ouve não os soberbos, mas sim os que se humilham. Lemos:

"Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros.
Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos, e adúlteros, nem ainda como este publicano;
jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado." Evangelho de Lucas capítulo 18 verso 9 ao 14.

Esta é mais uma das poderosas parábolas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Analisando a oração do fariseu, vemos que ele procurava ser um homem correto. Até mesmo dava graças a Deus, por não ser como os demais homens. Ele não roubava, não era injusto, não era adúltero. Jejuava, e dava o dízimo de tudo quanto ganhava. 

Trazendo para nossos dias, podemos dizer que ele era um crente exemplar. Quem não gostaria de ter um homem desses em sua igreja? 

Porém, este homem tinha um grave problema, sua vida exemplar, o levou a ser uma pessoa orgulhosa. Seus atos corretos, o fizeram se tornar arrogante, e em vez de pedir pela conversão das pessoas, ele em sua própria oração, as cita, como alvo de desprezo.

Enquanto que o publicano, pedia a misericórdia de Deus, afirmando ser um pecador, e necessitado da bondade do Senhor Deus.

Interessante notarmos que em nenhum momento o fariseu pede misericórdia. Ele se achava perfeito. 

Jesus diz que quem foi justificado por Deus, foi o publicano e não o fariseu. Jesus explica que o publicano foi justificado porque se humilhou diante de Deus, pois todo que se exalta será humilhado, mas o que se humilha será exaltado.

A preciosa lição contida nessa parábola entre tantas outras, é que tudo que fazemos para Deus, é capacitação do próprio Deus, e temos que agradecer ao Senhor, e pedir sua graça e misericórdia para que possamos estar seguindo com Ele. E, além disso, tudo que fazemos de bom, nunca nos fará perfeitos, somos sempre carentes da misericórdia do Senhor Deus. O crescimento espiritual não implica em desprezar aos outros, mas sim mostrar-lhes o amor de Deus, que salva e resgata, como resgatou a nós.

Não deixe que as boas obras subam à sua cabeça, fazendo de você um arrogante, pois a humildade nos deixará sempre sóbrios e dependentes de Deus.

"Antes, ele dá maior graça, pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Tiago capítulo 4 verso 6.

Não quer que Deus te resista, mas antes, conceda graça a tua vida, então seja humilde, reconhecendo a tua necessidade de ter Deus em tua vida.

Deus irá ouvir a todos que se humilham perante Ele. A primeira oração de quem está com a vida entregue ao pecado, é a oração de arrependimento. Deus irá ouvir o clamor do arrependido e irá socorrê-lo, pois, só se arrepende quem é humilde. O arrogante seguirá sem se arrepender, até chegar ao final da sua estrada que dará no terrível inferno. O céu, são para os que se arrependem, e reconhecem Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

Quer que Deus te ouça? Então ouça Ele primeiro, se humilhe e será exaltado com a presença do Criador em tua vida, e circunstâncias.
Glória a Deus. Vamos orar:

"Deus Pai querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Rei dos Reis e Senhor dos Senhores a maior demonstração de humildade o Senhor nos deu. O Senhor ó Jesus, está nos salvando pela tua humildade, assim também quero ser humilde, olhando somente para Ti, e clamando sempre a tua misericórdia. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."







Nenhum comentário:

Postar um comentário